Hey, Wazzup ? o/
Apresentação:
A pedidos, e como desejo pessoal tb, resolvi fazer um mega tuto sobre o sketchup, abordando mais conceitos de usuário final, e deixando a parte de tecnicas de modelagem pra habilidade pessoal de quem estiver lendo :)
Mais uma vez, o SketchUp eh uma ferramenta gratúita, de propósitos gerais. Não é exatamente a melhor ferramenta pra modelagem, principalmente pra jogos, mas devido à sua simplicidade e praticidade, acho que ela pode ser util pra quem estiver começando na área, ou simplesmente quiser fazer algum modelo simples e rápido.
Provavelmente vai acabar ficando um negoço meio grande, então vo dividir em 2 partes basicamente: Apresentação do programa, configurações iniciais, explicação da interface e algumas dicas. Num segundo post, eu explico cada ferramenta passo a passo, e algumas dicas de experiência pessoal.
Bom, vamo lá.
Primeira dica importante: Se possível, use um mouse com esfera de rolagem {Aquela bolinha do meio q desce pagina na net '-' }, pois vai facilitar muito o trabalho com câmera pelo SKT {Vo abreviar o sketchup assim...}.
Segundo ponto: Tudo que eu disser aqui, vai ser levando em conta o Google Sketchup 7.0 em inglês (http://sketchup.google.com/). Se você tiver uma versão mais avançada, pode ser que alguns recursos estejam nomeados de forma diferente, ou talvez nem existam mais.
Interface:Após a instalação, essa provavelmente é a tela que vai apareçer quando for iniciar o SKT: Nas opções que apareçem em baixo, clique em Template, e escolha "Simple Template - Meters":
Basicamente isso define um visual simples pro SKT, e tudo será feito usando Metros como unidade de medida. Existem outros Layouts como Arquitetura que mantêm outro padrão de cores, e outras unidades de medida como Centimetros, pés... (Que podem ser alterados futuramente caso necessário, mas pra efeito prático metros já tá de bom tamanho.)
Escolhido o template sugerido, vamos ao programa. Por padrão, ele eh configurado pra exibir uma interface bem simples que valoriza a área de trabalho do programa.
Pra quem nunca mecheu pode até ser util, mas como pretendo detalhar cada ferramenta, vamos primeiro adaptar essa área de trabalho.
Nos menus superiores, clique em "View" (Alt+V), depois "Toolbars". Haverá várias opções, vamos escolher apenas as realmente uteis:
- Contruction [ Construção]
- Drawing [Desenho]
- Face Style [Estilo de visão]
- * Measurements [Medidas]
- Modification [Modificadores]
- Shadows [Sombras]
- Views [Visões]
- Walkthrough [Ande através...]
Depois de ativar essas, sua tela deve ficar mais ou menos assim:Não marquei a opção "Measurements", porque é desnecessário, afinal ela apenas altera a posição do Medidor pra esquerda{ Desnecessário '-' }
Outra desnecessária, é a "Principal", que nada mais é que a copia das ferramentas básicas que já tem ali logo abaixo dos menus...
Depois de ativar essas ferramentas, você pode arrasta-las e soltar em outra posição, pra aproveitar melhor a área de trabalho, aí fica a critério de cada um. A partir de agora, tenho 2 pontos a explicar: A função de cada ferramenta, e alguns atalhos uteis do teclado. Vou começar com cada ferramenta, que é a parte mais densa, depois um resumo com os principais atalhos:
Construction: Aqui temos basicamente recursos de auxilio ao desenho, Tape Measure (Medidor de tamanho), Dimension (Semelhante ao Tape Measure, mas esse deixa o valor na tela), Protractor (Medidor de ângulo), Text ( Adiciona um texto qualquer em algum ponto do modelo), Axes (Define o eixo XoY para um ponto específico).
Drawing: Aqui temos as ferramentas basicas pra iniciar os nossos modelos em 2D no SKT, como linha, retângulo, circulo, semi-arco e mão livre. { Curiosamente, a ferramenta que tem o símbolo de um triângulo na verdade faz um Hexagono, não sei porque '-'... Mas isso veremos mais pra frente :D). No proximo tuto, explico cada ferramenta separada, junto com algumas tecnicas simples pra desenho no SKT.
Face Style: Define como os objetos serão exibidos. A opção X-Ray serve pra simular transparência em qualquer tipo de material, seja ele sólido( uma cor específica ) ou texturizado.Ela pode estar ativa ou não, independente das outras escolhidas:
- Wireframe: Exibe apenas as linhas do objeto.
- Hidden Line: Exibe todas as formas mono-cromáticas, de acordo com o plano de fundo.
- Shaded: Exibe apenas cores sólidas.
- Shaded with Textures: Exibe tanto cores sólidas, quanto texturas.
- Monochrome: Semelhante ao Hidden Line, mas com outra cor { ?!? }
Measurements: No canto inferior direito, tem uma caixinha, chamada Measurements ( Medidas ). Ele exibe qualquer variação de tamanho no objeto que você estiver manipulando. Caso tivesse marcado essa opção dentro do menu "Toolbars", essa janela apenas estaria posicionada a esquerda.
Modifications: Aqui ficam as principais ferramentas de modelagem 3D, como Push/Pull (Empurrar/Puxar), Move, Rotate, Scale e no meu conceito a ferramenta mais poderosa do SKT: Follow me (Siga-me). Mais pra frente explico cada uma delas, e meu gosto especial pela Follow me.
Shadows: Uma ferramenta bem curiosa: Dá a opção de adicionar sombra a todos os objetos, baseado na posição do sol em determinada época do ano. Basicamente "Display Shadows" e mova as barras deslizantes, pra simular sombras durante o noites de Outuno, ou manhãs verão. (Além de divertido {Pelomenos no começo... G_G }, dá uma aparência mais realista aos objetos )
Views: Uma ferramenta simples, que muda a posição da câmera para Topo, ou pra Frente, ou pro lado, levando em conta todos os objetos da cena.
Walkthrough: Uma forma mais dinânmica de se movimentar na cena. Ela simula a movimentação de uma pessoa, como um FPS. Pode ser muito útil, principalmente pra analisar dentro de objetos, pois ao invés de rotacionar toda a cena {O que na maioria das vezes significa sair atravessando as faces dos objetos, ou deparar-se com um vazio inexplicável O.o }, você pode apenas direcionar a câmera para um ponto específico, e mover-se pra frente e pra trás respeitando o limite dos objetos. Através dessa ferramenta podemos ver por exemplo se há um espaço que não deveria existir entre 2 conexões por exemplo...
Da parte de explicação da área de trabalho do programa, acho que é tudo. Não sei bem se nesse post vai ser o melhor lugar pra explicar isso, mas vo citar aqui, alguns atalhos que considero uteis, pra qualquer tipo de trabalho no SKT:
Shift: Digamos que ele é um modificador de atalhos. Sozinho, ou quando a ferramenta de Selecionar está ativa, você seleciona múltiplos objetos. Junto com outras ferramentas, pode ter uma função diferente.
Crtl: Semelhante ao shift, porém junto com a ferramenta Selecionar, só lhe permite selecionar objetos a mais. {Com o Shift, você pode selecionar mais coisas, ou menos coisas...}
Barra de Espaço: Ativa a ferramenta "Selecionar" (O símbolo de seta preta). Acabei pegando já o hábito de depois de qualquer ação, apertar Barra de espaço, pra sair da ferramenta atual. {Não é nada legal, você passar 1 minuto tentando acertar uma linha com um vértice, com a ferramenta "Mover", e acabar arrastando ela pra um outro canto qualquer, achando que tava com a ferramenta selecionar G_G.}
Botão de Rolagem do mouse:
- Rodando o botão , você faz a câmera se mover pra frente, como se ela desse um "zoom" pra onde você tá olhando.
- Clicar e segurar o botão faz você rotacionar a câmera, junto com toda a cena.
- Shift e clicar e segurar com o botão ativa a ferramenta "Pan" ( o símbolo de uma luva branca {Pessoalmente, acho que eles deveriam ter chamado simplesmente de "Hand" mas td bem...}). É uma outra ferramenta de câmera, que faz você "puxar" toda a cena. Associando ela e Rotacionar, lhe permite se mover facilmente pra qualquer ponto da cena, e poder ver de qualquer ângulo.
- Ctrl e clicar segurando o botão, faz a cena rotacionar de uma forma diferente.{Eu diria de forma mais "independente"}
H - Outro atalho pra "Pan"{Mais um motivo, pra eu achar que deveria se chamar "Hand" G_G}
M - Atalho pra "Move"
Atalhos de desenho: (Não precisa se preocupar muito com esses no inicio, afinal todos estão dispostos na barra de Drawing )
C - Circle
R - Rectangle
L - Line
P - Push/Pull
Acho que é isso :). Proximo tuto, vo explicar passo a passo as ferramentas de desenho, e algumas dicas pra facilitar o trabalho, e evitar catástrofes
Cya o/
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